A extraordinária compositora e cantora Norah Jones, ganhadora de nove prêmios Grammy, está agora realizando uma turnê de promoção para divulgar o seu quarto álbum de estúdio “The Fall”, onde estão incluídas as suas apresentações nos principais programas da televisão norte-americana (David Letterman Show, The Tonight Show with Conan O’Brien e Jimmy Kimmel Live!, entre outros). A partir de março, Norah Jones iniciará uma turnê de concertos por 36 cidades.O álbum “The Fall” apresenta um rock que surge dos primeiros trabalhos de Norah Jones, orientados desde um jazz de grande inspiração, que se transforma em um som mais orgânico e áspero através da colaboração de vários artistas e de seu produtor, Jacquire King, que tem trabalhado com Tom Waits e Modest Mouse. Mas a etérea voz de Norah não mudou, continua sendo muito fácil se perder maravilhosamente no espaço que há entre cada um dos seus hipnóticos suspiros. Para transmitir a incomparável qualidade de sua voz, o engenheiro de som (FOH) Brett Dicus confia na tecnologia dos microfones Neumann para vocais em combinação com uma série de microfones com fio e monitores pessoais sem fio da Sennheiser para garantir a qualidade sonora de sua banda.
Dependendo das condições acústicas do local, Norah Jones canta com um Neumann KMS 104 de tipo cardióide ou com um KMS 105 super-cardióide. Ambos os microfones têm o selo Neumann do clássico som de estúdio e a robustez necessária para apresentações ao vivo.“Acima de tudo, a ferramenta de reforço de som mais importante é o microfone vocal Neumann que Norah usa, comenta Dicus. “Durante suas turnês ela tem utilizado vários microfones Neumann ou uma combinação da cápsula Neumann com o transmissor RF da Sennheiser. Nas raras ocasiões em que utilizamos outro sistema, sentimos falta da alta qualidade de estúdio e da sensação natural do fraseio que obtemos com os KMS 104/105”.
A produção de Norah Jones possui os microfones com fio Sennheiser e935 para os vocalistas de apoio, o MD 421 para o baixo elétrico e os modelos evolution da Série 900 para a bateria. Brett Dicus explica: “Um concerto de Norah Jones exige uma qualidade tonal constante. A transparência é muito importante, pois a voz de Norah não pode estar oculta nem dissimulada atrás do som de uma guitarra poderosa nem dos gritos dos fãs. O tom da performance de cada músico é de igual importância tanto para a parte musical como para reforçar o som, felizmente os produtos Neumann e Sennheiser nos oferecem uma performance confiável e consistente.”
Vários dos músicos da banda usam os sistemas sem fio de monitores pessoais da Sennheiser. O engenheiro de monitores, Russ Wilson, aponta, “Além de sua reconhecida confiabilidade e performance, os sistemas tipo belt-packs que vão fixos no cinto são ideais, devido à sua leveza e pequeno tamanho, para qualquer vestuário que se pretenda utilizar no cenário.”









