30 de mayo de 2008

Inovando a forma de sentir a arte contemporânea: guidePORT no MUCA no México


A exposição As implicações da Imagem, que está sendo apresenta no Museu Universitário de Ciências e Arte (MUCA) desde o dia 12 de abril de 2008, consta de 123 peças, entre as que se destacam várias esculturas, fotografias, desenhos e vídeos que pretendem acercar os espectadores das tendências mais audazes da arte contemporânea nacional e internacional.

Os organizadores da grande exibição artística decidiram que o sistema guidePORT da Sennheiser era o anfitrião ideal para os visitantes, assim sendo, adquiriram 20 receptores GP EK3000, 20 fones GP03, 20 cordões GP 3000 – L e dois carregadores GP L 3000-10.

“A melhor forma de comunicar e expor as novas tendências da arte contemporânea é através do guidePORT. Estamos orgulhosos de que tenham escolhido esta tecnologia para sensibilizar a todos os visitantes," comentou o engenheiro Júlio Reséndiz, Diretor Técnico da Gilsama, empresa mexicana responsável pelo projeto

A exposição As implicações da imagem permanecerá até o dia 29 de junho de 2008, no Museu Universitário de Ciências e Arte (MUCA) da Cidade do México, situado no lado sul da Torre da Reitoria da Cidade Universitária.

Agradecemos ao Júlio Bracho de Gilsama por compartilhar conosco esta informação.

A Rússia e a Sennheiser destacam-se no Festival da Canção da Eurovisão


O dia 24 de maio de 2008 foi uma data muito importante para o cantor russo Dima Bilan, que com a interpretação do tema Believe foi o ganhador do 53° Festival Eurovisão da Canção (53rd. Eurovision Song Contest).

No entanto, Bilan não foi o único protagonista da noite, os microfones Sennheiser foram o centro das atenções durante as transmissões da emissora RTS.

O acontecimento, realizado em Belgrado, teve uma magnitude nunca antes vista com 43 países participantes e, pela primeira vez na história do Festival, foram realizadas duas semifinais para selecionar os 25 calouros que participaram da grande final.

Devido ao aumento nas dimensões do concurso, também houve uma grande expansão quanto a requerimentos tecnológicos. Portanto, na ultra moderna Arena de Belgrado (Belgrade Arena), foi utilizada a tecnologia sem fio mais inovadora: o novo receptor duplo EM 3732 da Sennheiser junto com o transmissor duplo SR 350 IEM G2, além dos novos transmissores combinadores de alto rendimento para monitoramento sem fio.


A RTS utilizou 48 canais disponíveis para os microfones dos artistas e, dependendo das preferências pessoais e da montagem da apresentação, eles subiram no palco com o transmissor de mão SKM 5200 ou com os transmissores tipo bodypack SK 5212 e os microfones de diadema HSP 4.

A Rádio Interferência causada pelos LED dos enormes vídeo walls, dimmers digitais e luzes sincronizadas estavam presentes em todo o espectro, por isso, os engenheiros buscaram áreas onde houvesse a menor quantidade possível de interrupções para os microfones e o monitoramento de freqüências, ajudados pelo software do Administrador de Sistemas Sem Fio.

Apresentamos a lista dos cinco primeiros lugares do 53° Festival Eurovisão da Canção:

1- Dima Bilan - Believe (Rússia)
2- Ani Lorak - Shady Lady (Ucrânia)

3- Kalomira - Secret Combination (Grécia)
4- Sirusho - Qele, Qele (Armênia)
5- Maria - Hold On Be Strong (Noruega)

Dan Wallin utiliza microfones Sennheiser e Neumann na gravação da trilha sonora do filme Speed Racer


Os irmãos Wachowski, conhecidos pelo seu sucesso com a trilogia Matrix, foram os responsáveis de levar à tela o clássico desenho animado Speed Racer, protagonizado por: Emile Hirsch, Christina Ricci, Matthew Fox, Susan Sarandon e John Goodman.

Para gravar a música do filme escolheram dois especialistas: o multipremiado compositor Michael Giacchino e o experiente engenheiro de som Dan Wallin, que fez a mixagem da trilha sonora de mais de 500 filmes na sua trajetória de 50 anos.

Anteriormente, Wallin e Giacchino haviam trabalhado juntos em outros projetos como Os Incríveis, Ratatouille, Missão Impossível 3 e a série de televisão Lost. No entanto, Dan Wallin compartilha o crédito de captar o som mais real e confiável com uma ampla coleção de microfones Neumann e Sennheiser. Por exemplo, os afamados microfones de condensador e diafragma longo TLM 49 da Neumann aparecem na lista do equipamento usado nas filmagens de Speed Racer.

Durante as sessões de gravação, foram utilizados dois TLM 49 para os violoncelos e dois para os contrabaixos. Também foram usados oito MKH 40 da Sennheiser para os instrumentos de madeira e vários TLM 170 para os violinos, violas, percussões, piano, a seção de metais, violões e bateria. Além disso, também foram utilizados os microfones TML 193 e KM 140 da Neumann e los MHK 800 de Sennheiser.

Dan Wallin
iniciou sua carreira, na companhia Warner Brothers, em 1960. Rapidamente aumentou a sua coleção de microfones Neumann e Sennheiser com vários lendários U 67 e os primeiros Sennheiser 405 para gravações com orquestra. Depois disso, de maneira independente, adquiriu 18 TLM 170 da Neumann , o que lhe permitiu gravar cada seção da orquestra separadamente, mantendo o som claro, transparente e real característico da marca alemã.

23 de mayo de 2008

A Sennheiser e a Neumann são sócios oficiais de equipamento de áudio da Sydney Opera House


A Sydney Opera House da Austrália, um dos recintos para ópera mais famosos de todo o mundo, dá as boas-vindas a Sennheiser e a Neumann como parceiros de equipamento de áudio.

Desde a sua inauguração em 1973, os microfones da Sennheiser e da Neumann tem sido utilizado neste espaço, que tem se tornado uma peça cultural chave a nível internacional. Então, durante os próximos dois anos, estas duas prestigiosas marcas fornecerão diversos produtos como: os microfones de condensador da série MKH RF, incluindo os novos modelos MKH 8000 e os microfones sem fio da linha evolution, além dos sistemas das séries 3000 e 5000.


A cada ano, mais de 7 milhões de visitantes de todo o mundo são testemunha das grandes apresentações artísticas e do design arquitetônico único da Opera House na Austrália. Seu programa de eventos abrange uma ampla gama de idades e interesses, com música clássica, balé, teatro e dança, passando por gêneros como rock e pop, além de funções de cabaré e espetáculos ao ar livre na esplanada.

Trabalhando juntamente com a Sydney Opera House como parceiros oficiais, a Sennheiser e a Neumann comprovaram, uma vez mais, suas vantagens no campo dos sistemas de microfonia para salas de concertos de categoria mundial.

Assim sendo, os produtos da Sennheiser e Neumann estão presentes em vários centros internacionais para ópera e salas de concertos, incluindo o Berliner Philharmonie, o Lincoln Center em Nova Iorque e o Esplanade – complexo de teatros na baía de Cingapura.

20 de mayo de 2008

Outro lançamento da Sennheiser durante a AES: O módulo digital MZD 8000

A Sennheiser apresentou o novo módulo digital MZD 8000 durante a AES 2008. Graças a este novo modelo, o fantástico som das séries de microfones MKH 8000 pode ser digitalizada, diretamente, na cabeça do microfone conservando o som poderoso, cálido, natural, claro e sem perda de qualidade.

Contrastando com a digitalização convencional, que utiliza um conversor análogo/digital isolado em alguma fase da cadeia, o módulo digital MZD 8000 da Sennheiser elimina as perdas do cabo e possui um conversor e circuito circundante que se ajusta ao microfone, perfeitamente.

O módulo digital compacto simplesmente é parafusado na cabeça do microfone, no lugar do módulo XLR. Assim como todos os componentes dos sinais portadores na série 8000, o módulo possui dois canais e modifica o sinal de áudio de acordo com o padrão AES 42, convertendo o MKH 8020 (onidirecional), MKH 8040 (cardióide) e MKH 8050 (supercardióide) em sinal digital.


Além do conversor A/D (24-bits, com freqüência de amostragem de até 192 kHz), o módulo digital tem uma unidade DSP que, com a ajuda de um programa para computador e a interface AES 42, permite que o controle remoto opere a configuração do microfone, o filtro low-cut, a atenuação e o limitador.

A primeira gravação completamente digital, utilizando os microfones MKH 8000, será feita no final do mês de maio, quando a orquestra da Universidade de Música e Teatro de Hannover (University of Music and Drama), dirigida por Eiji Oue, execute o Concerto para piano número 17 de Mozart e a orquestração de Ravel - Quadros de uma exposição, composta por Mussorgsky.

O módulo digital para a série de microfones MKH 8000 estará disponível a partir de setembro de 2008.

Seu nome é sinônimo de qualidade de gravação: Novo microfone MKH 800 TWIN da Sennheiser


Graças a todas as suas qualidades e seu design compacto, o novo microfone para estúdio MKH 800 TWIN abrirá novas dimensões para os engenheiros de áudio no âmbito profissional, estúdios de gravação e para as trilhas sonoras originais de filmes.

O MKH 800 TWIN possui uma cápsula dual que proporciona dois sinais de áudio separados na saída do microfone. Isto significa que o padrão de captação não precisa ser ajustado ao equipamento antes da gravação, mas pode ser feito na consola e ser monitorizada até mesmo durante o processo de pós-produção.

Os sinais dos transdutores lineares push-pull são alimentadas de maneira separada no mixador. Então, o padrão de captação é gerado quando necessário, ajustando o fader e a fase do sinal.

O som cálido e natural com transparência e neutralidade excepcional do MKH 800 TWIN é semelhante ao da série MKH 8000 da Sennheiser. Além disso, gera um ruído próprio extremamente baixo para garantir que até as mais finas estruturas de som e a profundidade espacial sejam claramente audíveis.

Este novo modelo da Sennheiser, apresentado durante a convenção da AES 2008, estará disponível tanto na cor níquel como com um recobrimento cinza oscuro Nextel® anti-reflexo, especial para filmagens e gravações ao vivo.

15 de mayo de 2008

A ARS TECHNOLOGIES anotou outro sucesso na televisão argentina

Ultimamente, a popularidade dos programas de televisão do gênero reality show tem aumentado notavelmente.

Na Argentina, por exemplo, devido às características de produção do Big Brother e Operação Triunfo o principal problema era a captação de áudio dentro de cada ambiente da casa e no exterior.

Por este motivo, a empresa ARS TECHNOLOGIES SRL realizou uma das instalações de áudio mais importantes para TELEFE, cadeia de televisão aberta e uma das produtoras de conteúdos mais destacadas de América Latina que possui dois grandes estúdios destinados, somente, à realização de reality shows.


O Departamento de engenharia da TELEFE, em conjunto com o Departamento Técnico da ARS TECHNOLOGIES SRL, elegeram a combinação de microfones com e sem fio da Sennheiser para alcançar a cobertura total de todos os setores da casa estúdio com um áudio de grande qualidade.

Portanto, para a Gala de Operação Triunfo foram utilizados 10 sistemas sem fio de mão da série 3000 e a cápsula condensador 3072 da Sennheiser, além de diversos microfones com fio da Sennheiser e Neumann que foram postos em suportes desenhados, especificamente, para o programa.

Além deste grande projeto na televisão, a ARS TECHNOLOGIES SRL tem proporcionado soluções de áudio para a cadeia FOX Sports.

Agradecemos a ARS TECHNOLOGIES SRL por compartilhar esta informação conosco.

12 de mayo de 2008

A Sennheiser América Latina na SOUND:CHECK XPO 2008


A sexta edição do evento SOUND:CHECK XPO realizou-se do dia 27 a 29 de abril de 2008, no World Trade Center da Cidade do México.

Na área da Sennheiser, localizada no stand 61 da Sala Mixteca, foram exibidos os produtos mais importantes da empresa, como os inovadores fones sem fio MX W1.

Também foi exibido o equipamento da Neumann, marca irmã da Sennheiser, como o pacote completo de edição de aniversário do lendário microfone U87.


Como havia sido programado, vários especialistas da Sennheiser deram palestras acerca das aplicações dos equipamentos de Rádio Freqüência no campo profissional e outros temas. Além de que foi feita a apresentação do primeiro número da nova revista dBLatino.

O presidente de pesquisa e desenvolvimento da Neumann, Stephan Peus, fez uma palestra sobre a microfonia digital, durante a Conferência Latino-americana 2008 da AES (Audio Enginering Society) que ocorreu durante a SOUND:CHECK XPO 2008.

Por outro lado, o Sr.Peus foi o anfitrião do coquetel para comemorar o 50° aniversário da Neumann.

Novo transmissor duplo de alto rendimento SR 350 IEM G2 da Sennheiser


Graças ao novo transmissor SR 350 IEM G2 da série evolution wireless da Sennheiser, os usuários profissionais de IEM poderão aumentar a potência dos sinais de transmissão e monitoramento até 100 mW.* Este novo transmissor está ampliando o sistema de monitoramento de maior sucesso da Sennheiser, para oferecer mais flexibilidade.

A potência de saída do SR 350 IEM G2 pode variar entre 15 e 100 mW*, proporcionando assim um ajuste ótimo para um cenário de qualquer tamanho.

Os gráficos iluminados na parte posterior da tela acendem, em vermelho, para alertar sobre as variações mais elevadas. Esta função agiliza o controle do menu.

O transmissor duplo com um compressor-expansor (compander) HDX pode ser utilizado com os monitores EK 300 IEM G2 e EK 3253 da Sennheiser. Em soma, estão disponíveis 1440 freqüências UHF livres de interferência. Para uma seleção de canal mais direta, cada transmissor possui oito bancos de canais com 12 opções de programação, além de um banco com até 12 canais para escolher.

Além disso, é possível controlar e programar o transmissor através do sistema de rede NET 1 da Sennheiser e ambos os transmissores podem ser escutados em diferentes entradas para fones.

*É preciso revisar se estes valores são compatíveis com a regulamentação nacional e local.