"Uma das modificações que experimentamos nas apresentações ao vivo foi o uso dos sistemas sem fio de monitoramento pessoal que proporcionam maior liberdade de movimento. Antes, Alejandro usava monitores de piso com consoles análogos. Agora, umas 25 pessoas (músicos e coro) estão com ele no cenário, portanto, optamos por usar monitores pessoais Sennheiser ew 300 IEM para poupar espaço e eliminar a contaminação do som", explicou Sandoval.
Entretanto, El Potrillo ão substituiu os monitores totalmente e ainda os utiliza nos seus concertos para sentir a vibração musical que produzem os monitores de piso.
Quanto aos sistemas sem fio de microfonia, Alejandro precisava contar com um sistema que se adaptasse tanto às apresentações em palcos ao ar livre quanto aos concertos em espaços fechados. Essa qualidade foi encontrada no Sennheiser SKM 5200, equipado com a MD 5235 cápsula, ideal para sua voz.
“A diferença da Sennheiser perante outras companhias foi que, Angel González, diretor de marketing da Sennheiser América Latina, sentou-se para conversar conosco para que colocássemos as nossas necessidades e nos propôs a quantidade de canais que precisávamos,” explicou.
Outro sistema Sennheiser que utilizam para as apresentações ao vivo foi o sistema de rede NET. Eduardo Toto Herrera é o encarregado de monitorar as frequências, na tela de um computador portátil, para detectar qualquer mudança no sinal dos monitores pessoais ou dos microfones.
“O sistema NET 1 facilita o trabalho de escanear as frequências antes de um concerto. Cada rack tem um NET 1 com um cabo Ethernet que sai direto para o computador e, ao mesmo tempo, estão conectados entre si. Sem este sistema seria muito complicado revisar cada um dos aparelhos e tê-los na tela, é mais fácil examinar os níveis de rede, o sinal e até mesmo a bateria. Além disso, a posição das antenas pode ser supervisada no NET 1,” comentou Toto.
No final de 2008, e com o respaldo da tecnologia Sennheiser, Alejandro Fernández encerrou a sua turnê Vento a Favor com uma série de apresentações no Auditório Nacional da Cidade do México.
No hay comentarios:
Publicar un comentario