13 de marzo de 2010

O “Welcome to Humanoid City Tour” da banda Tokio Hotel soa como a tecnologia Sennheiser

A pesar de que apenas estão chegando aos vinte anos de idade, os jovens membros da banda de de rock, Tokio Hotel, já têm dez discos de platina, já colocaram quatro temas no primeiro lugar das listas e conseguem vender todas as entradas para os seus shows nas principais arenas europeias. Sem dúvida, Tokio Hotel é um dos maiores fenômenos musicais que a Alemanha já produziu nas últimas décadas, portanto, não é se de estranhar que o apoio para o seu quarto álbum de estúdio, “Humanoid”, seja total. A turnê de concertos “Welcome to Humanoid City”, que iniciou no final de fevereiro deste ano, levará à banda a uns trinta dos maiores e mais importantes auditórios da Europa.

Durante a turnê, a tecnologia sem fio e os microfones da Sennheiser vão garantir que as multidões de fãs, vestidos com os clássicos trajes pretos, lotem todos os recintos e possam curtir totalmente a apresentação de seu grupo favorito.

Bill Kaulitz, vocalista principal da banda Tokio Hotel, interpretará suas canções através de um singular microfone sem fio SKM 5200 decorado com incrustações imitando pedras preciosas. Os quatro integrantes da banda, bem como todo o pessoal técnico, usam o sistema de monitores pessoais sem fio ew 300 IEM G3 da Sennheiser.

Por sua parte, tanto o baixista, Georg Listing, como o guitarrista, Tom Kaulitz, terão plena liberdade de movimento sobre o palco, pois eles utilizarão o sistema dos transmissores sem fio de bolso SK 2000, especiais para os instrumentos.

A equipe técnico de áudio da banda Tokio Hotel é comandado pelo engenheiro veterano Christopher Hedge, que é o encarregado do som, FOH, e pelo experiente Tom Vollmers, responsáveis pelos monitores.


Vollmers comenta sobre o microfone vocal de Bill Kaulitz, “O SKM 5200 da Sennheiser oferece o desempenho de radiofrequência (RF) que procuramos para uma turnê desta importância. Escolhemos a cápsula MD 5235, também da Sennheiser, pela seu alto ganho, capacidade de rejeição ao feedback, ao seu intenso som de baixo espectro e à claridade geral.”

Os shows da banda Tokio Hotel exigem tecnologia de radiofrequência mais confiável, pois serão utilizados oito canais estéreo com o sistema de monitores pessoais sem fio ew 300 IEM G3, outros dois com os transmissores sem fio para instrumentos SK 2000 e um canal extra para o microfone vocal SKM 5200 do cantor principal, a isto tudo temos que somar as condições próprias dos sinais de RF de cada cidade, pois a seu desempenho deve estar muito próximo da perfeição.

Gustav Schäfer disporá de uma grande variedade de microfones Sennheiser da Série evolution para sonorizar a sua bateria. Uma combinação de e 901 e e 902 no bombo ou tambor com pedal, um e 905 no tambor de cordas, três e 904 para os toms e um e 902 mais para o gongo. Vollmers acrescenta, “Usamos um e 905 para o amplificador da guitarra Mesa Boogie em combinação com um clássico da Sennheiser, o MD 421-II no baixo. O e 906 tem um som cálido e consegue transmitir todas as frequências, não somente as médias como o fazem outros microfones para guitarra. E é claro, o MD 421-II é a nossa opção para o baixo, é um microfone lendário de primeiro nível.”

Finalmente, os engenheiros colocam quatro e 914, microfones de condensador com diafragma pequeno, para captar o som do ambiente e manter os músicos em contato com a empolgação da plateia.

No hay comentarios: