27 de enero de 2009

Luis Lojo confia nos sistemas Sennheiser para sua volta ao México junto com Bianca Marroquín

Luis Lojo iniciou a sua carreira como engenheiro de som com as cantoras Eugenia León e Betsy Pecannins, em 1987, além de ter trabalhado com várias bandas de rock em espanhol. Em 1992, e durante quatro anos, foi engenheiro de som do Café Tacuba e cinco anos depois, participou no design de áudio do musical A Bela e a Fera, que foi montada pela primeira vez no México, em 1997. Nessa produção conheceu Bianca Marroquín e, desde há 12 anos, têm trabalhado juntos em vários projetos.

No final de 2008, Luis produziu o espetáculo musical Sólo Pido, (Eu Só Peço) uma amostra da trajetória de a reconhecida atriz e cantora mexicana Bianca Marroquín que foi apresentado em várias cidades mexicanas, respaldado pela tecnologia alemã dos sistemas Sennheiser.

Para Sólo Pido, Bianca utilizou a diadema HSP 4, bem como seus dançarinos/cantores, com um beltpack SK 5212 que devido aos eu tamanho pode estar oculto no vestuário da artista.

Bianca tem um registro amplo, muita potência e um vibrato natural muito agradável ao ouvido. Na seleção de um microfone para ela, dois assuntos são de grande importância. Em primeiro lugar que o elemento não "acrescente" uma qualidade tonal à sua voz, isto é, que seja um fiel reprodutor de seu som natural; e em segundo lugar, que não se torne uma distração ou limitação para ela, pois tem que cantar, dançar e contar uma história. O fato de ter um microfone de mão muda toda a intenção do espetáculo, então a escolha da diadema HSP 4 foi obrigatória pois oferece a qualidade que estávamos buscando, além de que o design leve, mas ao mesmo tempo resistente, a torna a única na sua categoria”, explicou Luis Lojo.


De acordo com Luis, a maior vantagem que oferece os sistemas Sennheiser para Bianca é a tranquilidade de poder escutar a sua voz de maneira natural, além de que resistem às condiciones de uma apresentação ao vivo.

Para a bateria, escolheram os microfones TLM 193 da Neumann, MD 441 e evolution 900 da Sennheiser, e para o contrabaixo acústico foi usado o Neumann KM184.

“Considero que o MD 441 é o melhor microfone supercardióide dinâmico, sua suspensão interna funciona muito bem para evitar a transmissão de vibrações quando é posto em um clipe direto no instrumento,” comentou Luis.

O guitarrista utilizou dois sistema sem fio (violão e guitarra elétrica) para dar a mobilidade que o espetáculo exigia e também uma diadema sem fio para cantar uma das músicas do show.

Quanto aos instrumentos de sopro, para a trombeta foi ideal o microfone e 908 B, enquanto que para o saxofone e o clarinete preferiram o clássico U 87 da Neumann e para o trombone e a flauta, o microfone MKH 40 da Sennheiser.

“O piano usou dois Neumann TLM 193 colocados com clipes no interior para poder fechar a tampa do piano e ter uma clara separação do instrumento,” comentou.


Desde que Luis e Bianca se mudaram para a Broadway, em 2004, ele tem trabalhado como engenheiro em várias produções, como o fez recentemente em Sunday In The Park With George no Studio 54.

“Por um lado foi muito gratificante poder ver que a minha formação no México levou-me a um nível competitivo na Broadway e, por outro lado, tem me enriquecido muito poder trabalhar com tantos recursos técnicos. Abrir caminho não tem sido fácil mas, depois de 4 anos, já sou parte do I.A.T.S.E. Local One, o sindicato que reúne todos os técnicos que trabalham nos principais cenários de Nova Iorque,” concluiu.

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