18 de septiembre de 2009
A Sennheiser faz Shrek cantar na Broadway
O famoso personagem dos filmes animados dos estúdios DreamWorks, ganhadora do prêmio Oscar®, pulou da tela grande os palcos da Broadway com “Shrek, O Musical”, cuja estréia foi em dezembro de 2008 e desde então vem tendo muito sucesso.
O público fica empolgado com o desenho espetacular e inteligente do cenário e do vestuário, mas também tem sido beneficiado com algo que não está à vista: Os microfones MKE 1 da Sennheiser que o elenco utiliza em cena.
“Os microfones MKE 1 são utilizados por todo o elenco, mas o público realmente não os vê, pois são diminutos, mas soam verdadeiramente fantásticos”, afirma entusiasmado Peter Hylenski, designer de áudio da produção.
O microfone MKE 1 da Sennheiser é o menor do tipo lavalier (de lapela), desenhado para ser, virtualmente, invisível mas com uma destacada qualidade de som. Apesar de ser tão pequeno (cápsula de 3,3mm de diâmetro), o microfone proporciona alta inteligibilidade, criando um som completamente natural com baixo nível de ruído ambiental. O manejo da pressão sonora é de até 142dB, além disso, utiliza um cabo muito fino de 1mm de diâmetro, reforçado com Kevlar® e com um recobrimento que impede que se enrosque, minimizando o ruído por manuseio.
Em “Shrek, O Musical”, os microfones MKE 1 são utilizados em combinação com os transmissores sem fio tipo bodypack SK 5212, conectados aos receptores Sennheiser EM 3532 para montagem em rack.
Esses pequenos microfones salvaram o dia durante a pré-produção, quando foi desenhada a maquiagem e o vestuário para a personagem principal. “Shrek é um personagem completamente identificável que deve ser mostrado com toda precisão”, explica Hylenski. “Para conseguir isso, a produção contratou designers e maquiadores junto com caracterizadores fantásticos”.
Enquanto que, para o espetáculo foi uma grande recompensa ter obtido o prestigiado prêmio Tony ao –Melhor Design de Vestuário para um Musical- o microfone do ator que dá vida a Shrek, Brian d’Arcy James, foi um grande desafio.
No começo Hylenski planejou usar um microfone diferente, mas rapidamente foi ficando óbvio que outro não funcionaria. “Shrek não tem cabelo, nem orelhas reais, só uns pequenos chifres, então não tinha nenhuma parte da cabeça onde normalmente pode ser colocado um microfone”, explica Hylenski rindo.
“Tínhamos que pensar em um lugar para colocar os microfones. O ator utiliza várias aplicações de látex para criar o aspecto de ogro, a única parte real são as sobrancelhas, então testamos colocar os microfones ali. Infelizmente, não é possível suar através do látex e o microfone saía da aplicação da testa e ficava na sobrancelha provocando escorrimento de suor, por isso perdíamos o canal esquerdo ou o direito e então não soava como queríamos, por causa do sombreado da aplicação que simula o nariz”.
Depois de fazer mais testes, Hylenski decidiu colocar um microfone em cada bochecha, acima e longe das comissuras dos lábios do ator. “Precisávamos de um microfone suficientemente pequeno para fazer isso” lembra. “E foi então quando pensamos no MKE 1 da Sennheiser, o primeiro teste foi escutar o seu som, e adorei como soam e como os transmissores se combinam. Imediatamente começamos conversas com o pessoal da Sennheiser sobre como incluí-los na peça e fazer deste microfones a escolha ideal para este espetáculo”.
Hylenski foi indicado para seu primeiro prêmio Tony por –Design de Som- nesta temporada, mas foi por outro musical, Rock of Ages. No entanto, é justo pensar que sua escolha do microfone para “Shrek, O Musical” tenha contribuído para que a peça ganhasse o prêmio por design de vestuário. “Se tivéssemos um elemento grande na cara do Shrek, no teria sido o mesmo. Fizemos todo o possível para ocultar este diminuto microfone exatamente do lado da boca”, enfatizou Hylenski. “Como público você realmente nem percebe!”.
Etiquetas:
mke 1,
sennheiser,
shrek,
shrek o musical
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario