27 de febrero de 2010

Grammy Awards 2010: Grandes apresentações e 17 prêmios para os artistas Sennheiser




Este ano “A Noite Mais Importante da Música” teve também a maior audiência da televisão nos últimos anos. Aproximadamente 25 milhões de pessoas, somente nos EUA, assistiram a 52ª Cerimônia de Entrega dos Grammy Awards, que foi transmitida ao vivo do Staples Center de Los Angeles com custos de produção e apresentações mais parecidos aos da atmosfera estilo Cirque du Soleil do que uma premiação tradicional.

A cerimônia demonstrou o posicionamento que a Sennheiser alcançou com artistas e engenheiros de áudio de todos os cantos do mundo e de todos os gêneros musicais, entre eles Beyoncé, Pink (foto), Black Eyed Peas, Zac Brown Band (foto), Dave Mathews Band, Lady Antebellum, Robert Flack, Andrea Bocelli, além de inúmeros apresentadores que utilizaram uma quantidade de microfones Sennheiser e Neumann sem precedentes.

Tanto Pink como Beyoncé, ambas artistas Sennheiser, fizeram apresentações impressionantes. O público de todas partes do mundo ficou fascinado perante a descida molhada que Pink fez diante do público do Staples Center interpretando seu sucesso “Glitter in the Air” com o novo transmissor da Série 2000 da Sennheiser equipado com uma cápsula especial dinâmica prateada MMD 935-1. “Preferimos uma cápsula dinâmica cardióide porque reduz a captação do som vindo dos alto-falantes com menos feedback”, explica o engenheiro de som de Pink, Horst Hartmann. Pink utilizou também os monitores pessoais ew 300 IEM G2, com um receptor tipo bodypack coberto com um preservativo para reforçar a proteção contra a água.

Para iniciar o seu deslumbrante medley de “If I were A Boy / You Oughta Know” Beyoncé deslocou-se do palco principal para os secundários em uma perfeita execução vocal e coreográfica, com um microfone cromado, em tom prateado, SKM 5200 com cápsula MD 5235. Beyoncé recebeu seis Grammys incluindo o de “Canção do Ano”, sendo a primeira mulher a obter tantos galardões na mesma cerimônia.

Por outro lado, os Black Eyed Peas, que voltaram para casa com três Grammys, interpretaram seus hinos “Imma Be / I Gotta Feeling” com microfones de design esportivo e com texturas metálicas da Série 2000, equipados com cápsulas MMD 935-1. “Nós gostamos da potente performance do 100mW da Série 2000”, disse o engenheiro de som Ryan Cecil, “porque proporciona um som claro e limpo sem problemas de transmissão sem fio. Ninguém está fazendo um trabalho tão bom quanto a Sennheiser. Seu apoio é incrível, os monitores pessoais dos Peas são quatro monitores do sistema G2 e têm funcionado muito bem durante anos”.

Na sua mais pura essência, Dave Mathews Band utilizou o microfone Neumann KMS 140, favorito de seu pessoal de áudio há muitos anos, para cantar seu sucesso “You and Me”. “O 140 tem um som excelente”, afirma o engenheiro de monitores de DMB Ian Kuhn. “Além da qualidade superior de áudio, nós gostamos do filtro high-pass integral que reduz o pop e os ruídos. Para a transmissão pela televisão, não podemos usar antipop, então o KMS 140 é perfeito para esta aplicação. Também utilizamos os sistemas de monitoramento pessoal ew 300 IEM G2, que têm tido resultados muito confiáveis. São o melhor sistema de som no ambiente”.

Outros usuários Sennheiser destacados que foram premiados são: Kings of Leon (Disco do Ano) e Eminem (Melhor Álbum de Rap). Lady Antebellum (Melhor Performance Vocal Country Feminina ou em dupla) que cantou seu bem-sucedido single que está nos primeiros lugares do chart “Need You Now”, em perfeita harmonia com o Sennheiser SKM 5200 com cápsulas MD 5235 e KK 105-S. A banda de Zac Brown foi nomeada como “Mejor Artista Revelação” do ano e também utilizaram os microfones SKM 5200 com cápsulas MD 5235, provaram que é possível ser “um pouquinho country e um pouquinho rock ‘n roll” com sua entusiasta interpretação de “America the Beatiful”, na transição com o sucesso “Chicken Fried”. “O Zac gosta de se deslocar pelo palco e chegar muito perto do público”, afirma Eric Roderick, gerente de produção e engenheiro de som da banda “com o sistema sem fio da Sennheiser para instrumentos que pusemos no violão, Zac pôde se deslocar como e onde ele quis sem nenhuma interferência. A Sennheiser facilita isto. E tudo foi positivo desde os ensaios até a apresentação ao vivo”.

Este ano cada uma das celebridade que participou como apresentador nos palcos secundários do Staples Center usou transmissores sem fio SKM 5200 com cápsulas Neumann KK 105-S. De acordo com Mike Abbott, supervisor de áudio para esta cerimônia, “a decisão de usar os transmissores SKM 5200 surgiu dos bate-papos entre Tom Holmes, que fez a mixagem para a transmissão de televisão, e eu, incluindo Dave Bellamy de Soundtronics Wireless”, que coordenou a parte de radiofrequência. “Os microfones Sennheiser são robustos, oferecem um grande desempenho em transmissão RF e um som excelente. Esta foi uma combinação premiada”.

Quando há tantos artistas compartilhando o palco e exigindo uma combinação muito particular nos monitores, os engenheiros lutam com a coordenação de frequências e com uma potência de transmissão suficiente. Assinala Tom Pesa um dos operadores de monitores de ATK Audiotek, “os sistemas Sennheiser ew 300 IEM G2 operaram com fluidez. As entregas de prêmios pela televisão são muito hostis, as interferências potenciais em RF são um verdadeiro desafio de transmissão para a mixagem em monitores. Utilizamos os receptores tipo bodypack G2 conectados aos transmissores SR 3256 com saída de 100mW, dando aos artistas liberdade de movimento de entre os palcos sem problema algum”, e também destacou que “a série G2 tem se tornado o padrão que um artista espera. Estas unidades, atualmente, estão nos riders do mundo todo. Trabalhando nos monitores com Tom Pesa esteve Mike Parker da ATK, que foi a encarregada do palco esquerdo.

A Sennheiser também desempenhou um papel principal garantindo a qualidade de som backline deste espetáculo. Os modelos de microfones e 602 e e 904 captaram os tons de chão e os tons montados, respectivamente; o clássico MD 421 II dinâmico foi usado para cobrir percussão, trombetas, amplificadores de baixos e outros instrumentos, enquanto que os da série MKH foram destinados aos overheads e como microfones ambientais.

No hay comentarios: