30 de junio de 2008

Versões customizadas de microfones Sennheiser para a turnê mundial dos Backstreet Boys

Depois de um breve descanso, os Backstreet Boys voltaram aos cenários com sua turnê internacional chamada Unbreakable. Para esta série de concertos, os BSB (como os fãs costumam chamá-los) novamente escolheram os transmissores de mão SKM 565 G2 wireless, em versões especiais com acabamento preto brilhante e dourado, combinados com os sistemas de monitoração pessoal ew 300 IEM G2 da Sennheiser.

O engenheiro de monitores, Doug Deems, que trabalha com o grupo desde 2004, queria encontrar o microfone adequado para todas as vozes dos rapazes. Assim descobriu que o SKM 565 G2, conformado pela cápsula supercardióide de condensador ME 865 com o transmissor de mão SKM 500 RF, era a melhor opção.

Por outro lado, Deems utilizou o software da Sennheiser para controlar a Intermodulação e Freqüências (Sennheiser Intermodulation and Frequency Management ou SIFM, na sigla em inglês) para garantir que os 20 canais sem fio estivessem livres de interferências, durante as apresentações ao vivo. Este software que se descarrega gratuitamente da página de Internet de Sennheiser, facilita o cálculo rápido das freqüências RF livres de intermodulação para microfones e sistemas de monitoração.


Os quatro integrantes da grupo, assim como os dois técnicos de apoio, engenheiros da sala de monitores e o diretor musical de respaldo utilizam os ew 300 IEM em uma rede de comunicação. Enquanto que, para a mixagem de monitores dos Backstreet Boys, Deems usa dois microfones tipo shotgun MKH 416 da Sennheiser.

Além disso, os identificadores de Sennheiser com código de cores, postos na parte inferior dos microfones, são muito úteis para controlar os equipamento de cada BSB.

A pesar de que o grupo passou de cinco para quatro integrantes — Nick Carter, Howie Dorough, Brian Littrell e A.J. McLean — os Backstreet Boys são considerados a boy band de maior sucesso na história, porque venderam 100 milhões de discos em todo o mundo e colocaram 40 músicas nas listas de popularidade.


Para promover seu álbum Unbreakable, lançado no final de 2007, a turnê com o mesmo nome já passou pelo Japão, Austrália, China, México, Países Bálticos, Rússia e várias cidades européias. Em agosto, os BSB continuarão suas apresentações nos Estados Unidos.

No hay comentarios: