23 de marzo de 2009

Sons de Wedemark

Há alguns dias, tivemos a oportunidade de viajar para a Alemanha para visitar a sede corporativa da Sennheiser e assistir à apresentação dos novos fones HD 800, onde aproveitamos para conversar com os principais diretores da empresa, incluindo o professor Jörg Sennheiser.

Rodeados de jornalistas de países tão diversos quanto a Hungria, a Argentina, o Japão, o México e o Reino Unido, escutamos Axel Grell desenvolvedor da área de acústica da Sennheiser e pai tecnológico dos HD 800, descrever o processo de criação dos mesmos. Axel contou-nos que o conceito iniciou em 2002, mas foi até 2005 quando conseguiram obter o primeiro protótipo, e que, curiosamente todo o designe foi modificado em 2007. A partir daí, nada pôde deter a equipe criativa e de designe acústico, e ano depois, eles conseguiram o resultado desejado.


No andar superior de um pequeno edifício, que foi a primeira sede da Sennheiser há mais de 60 anos, escutamos o mágico som dos HD 800 acompanhados pelo professor Sennheiser, que estava muito satisfeito observando o agradável impacto de um instrumento de tal precisão.

Percorremos a fábrica onde é feita a montagem, praticamente a mão, dos HD 800 e outros produtos da Sennheiser. Aqui comprovamos a dedicação e a paixão que imprimem em cada um dos passos do processo de manufatura. As instalações, rodeadas de árvores enormes e casas pitorescas, fica na zona de Wedemark, um cidadezinha vizinha da cidade de Hanôver.


Finalmente, participamos da sessão de gravação de um mini concerto, preparada pelos amigos do Peppermint Studios, a sedutora voz da trinitária Sharon Philips, alguém de quem com certeza ouvirão falar num futuro próximo na indústria musical. No intervalo da sessão, pudemos comparar a sensação espacial do som que escutamos na sala de concertos, com o áudio gravado que nos chegava através dos HD 800, mediante o console do estúdio.


Em outras notas jornalística vamos apresentar mais detalhes sobre a fabricação dos HD 800 e algumas cases históricos que nos contou o gentil professor Sennheiser.

No hay comentarios: